Saúde e Beleza

Saúde

Saúde masculina é mais frágil do que a das mulheres

Além de fatores biológicos, estudo diz que os homens dominam hábitos auto-destrutivos

Por Minha Vida 

Um estudo recente, publicado na edição de janeiro do periódico Harvard Men's Health Watch, afirma que, do ponto de vista clínico, os homens são o sexo frágil. Os pesquisadores analisaram fatores biológicos, sociais e comportamentais.

Dentre os fatores biológicos, a pesquisa concluiu que as mulheres apresentam maiores níveis de HDL (colesterol bom), que as protegem de doenças do coração. Outro ponto é o excesso de peso, comum em ambos os sexos. As mulheres tendem a apresentar excesso de peso nos quadris e coxas, a chamada gordura periférica. Já os homens acumulam gordura na região abdominal, caracterizada como gordura visceral. Segundo os pesquisadores, a localização da gordura masculina apresenta mais riscos à saúde do que a gordura dos membros inferiores do corpo, aumentando os riscos de problemas cardiovasculares, derrames, hipertensão e diabetes.

Quanto aos fatores sociais que influenciam a saúde masculina, o estudo aponta que há características que são mais comuns em homens que em mulheres. Alguns deles são o alto nível de estresse, hostilidade e raiva, aumentando riscos de ataques cardíacos. Já as mulheres apresentam mais relacionamentos sociais, o que reduz o risco de muitos males.
Hábitos como fumar, beber e abusar de drogas são classificados como fatores sociais masculinos. Mesmo que até certo ponto a diferença entre os sexos diminua, o estudo afirma que os homens ainda dominam hábitos auto-destrutivos. Além disso, as mulheres incluem mais vegetais em sua alimentação diária, enquanto os homens continuam devorando grandes quantidades de carne e frituras.


Beleza


Dicas de beleza masculina, o que fazer?
Os homens estão perdendo a vergonha de cuidar da beleza, pois o que antes era visto como uma espécie de tabú, tornou-se algo bem normal no universo masculino. Desde a década de 90 é cada vez mais comum vê-los em salões de beleza, clínicas de estética ou na seção de cosméticos das lojas do ramo: lugares que em outros tempos eram dominados pelas mulheres.
Vários são os motivos que levaram os homens a cuidar da beleza, entre eles estão a boa aparência que pode ser uma arma de conquista, a necessidade em relação ao mercado de trabalho (onde o visual adequado pode significar confiabilidade) e também por vaidade.
Dicas de beleza para homens
O melhor momento para fazer a barba é a hora do banho. O vapor evita a inflamação dos poros, e sem contar que o barbear fica mais fácil.
Já se você usa barba, preste atenção no sabonete: dê preferência aos sem sal, pois não mancham o pelo nem ressecam a pele. Agora se os fios forem muito ásperos e secos, o condicionador de cabelo é uma boa alternativa.
Cuidado para não exagerar no gel para modelar. Esse tipo de produto abafa o couro cabeludo e sobrecarrega a química do cabelo. Mas caso você não abra mão desse recurso, dê preferência a mousses hidratantes.
Cuide da sobrancelha: você pode depilá-las com ajuda da pinça, mas tire apenas os excessos. Isso dá ao rosto um aspecto mais leve.
A pele masculina tende a ser mais oleosa que a feminina, portanto a limpeza é fundamental. Caso você tenha acne, faça isso uma vez por mês.

Saúde

Desmontando preconceitos

Quando se fala em problemas de saúde masculina, normalmente, restringimos o tema aos problemas de próstata ou disfunção erétil. Enquanto os assuntos ligados à mulher ganham cada vez mais espaços de discussão, os homens continuam sofrendo calados, muitas vezes sem nem saber onde buscar informações.
Hoje, há grande liberdade para se discutir as questões ligadas à saúde sexual. Depois de terem se firmado no mercado de trabalho, as mulheres perseguiram seus direitos e hoje falam com muito mais liberdade sobre tudo, inclusive a saúde sexual. As mulheres hoje realmente buscam o prazer, estão mais abertas a discutir o tema e, com isso, certamente conseguiram avançar na sua satisfação pessoal.
Muito se fala em saúde da mulher, mas não se pode esquecer a saúde sexual do homem também. Enquanto, cada vez mais, as mulheres descobrem que têm direito ao prazer, mais e mais homens sentem-se cobrados e encontram dificuldades em fornecer este prazer. Pouco se fala dos problemas masculinos, até porque em nossa sociedade, muitos homens são criados para sufocarem suas dificuldades, seus sentimentos. É preciso modificar esse quadro. Homens e mulheres têm direito ao prazer.
Há anos trabalho na área de saúde masculina, focado em tratamento peniano, e meu conselho para os homens é: não sofram sozinhos. O que parece ser um grande problema, na verdade, pode ser resolvido com um único passo ? tomar coragem de buscar ajuda e orientação.
As mulheres têm inúmeras oportunidades de se expressar com relação à insatisfação com o próprio corpo e outros problemas do gênero ? e as possíveis soluções são amplamente discutidas. É preciso abrir este mesmo espaço aos homens. Há uma imensa legião de homens insatisfeitos com o próprio corpo, extremamente infelizes com seu desempenho sexual. Tais situações não dizem respeito apenas à vida sexual, mas também à vida social e até mesmo à saúde psicológica.
Mas, felizmente, há saídas. Os avanços, seja na medicina, ou na área de estética, podem fazer muito por estes homens. Disfunção erétil, impotência, ejaculação precoce têm cura. Um médico especializado será capaz de avaliar as causas e propor as soluções mais adequadas. Hoje em dia até mesmo o aumento peniano pode virar realidade, através de uma técnica estética não-cirúrgica, bastante simples e rápida, conhecida como bioplastia.
Em nossa experiência, vemos que o mais difícil não é detectar causas ou buscar soluções para os problemas. As grandes barreiras para os homens chamam-se vergonha e falta de informação.
Por Minha Vida

Beleza

BELEZA MASCULINA

Há vários fatores que influenciam a mulher considerar um homem atraente. Abaixo vamos examinar algumas características que contribuem para a beleza masculina. É importante salientar que alguns destes fatores de beleza são mais fortes nas sociedades modernas ocidentais, desta forma não são completamente universais.
- Simetria facial:
   A simetria facial é vista, tanto em homens como em mulheres, como fator universal de beleza e saúde. Nas diversas culturas, homens e mulheres com simetria facial na proporção áurea de 1:1,618 são considerados belos.
- Estrutura facial:
    Na sociedade ocidental a face com maçã do rosto pronunciada e geralmente um queixo com formação forte é considerada atraente. Estas características em adição a uma face um pouco alongada podem tornar a masculinidade mais forte e o homem mais atraente.
- Altura do homem:
   Um dos fatores que contribuem para a beleza masculina é a altura, uma vez que homens pelo menos alguns centímetros mais altos que sua parceira feminina tem mais probabilidade de serem percebidos como atraentes. É preferível que o homem seja pelo menos um pouco mais alto do que a média da população masculina da região, uma vez que as mulheres procuram sinais de dominância e poder para determinar a beleza masculina.
 - Cabelos:
   A popularidade de certos estilos de cabelos muda constantemente. O estilo do cabelo pode ser alterado facilmente e é mais uma expressão da individualidade. Desta forma, homens com diferentes estilos de cabelo podem ser considerados atraentes. A cor do cabelo também pode ser um fator para a beleza em certas sociedades.
- Porte físico:
   Corpos musculosos são geralmente considerados como um fator para a atratividade do homem nas sociedades ocidentais, embora a hipertrofia muscular extrema possa ser vista como indesejável. O corpo musculoso masculino é provavelmente considerado atraente por ser um indicador de saúde e como diferenciador da morfologia masculina da feminina.
- Postura:
   Outras características que contribuem para a percepção da beleza masculina são o tórax um pouco mais largo do que a média e postura correta. As mulheres são mais receptivas à postura do que os homens, apesar de ambos a considerem um fator de beleza. Isso parece relacionado à preferência feminina por homens que demonstram confiança, força física e comportamento forte.